Mapa do site Mapa do site Acessibilidade Ir para o menu: Alt+1 Ir para o conteúdo: Alt+2 Ir para a busca: Alt+3 Ir para o rodapé: Alt+4

HISTÓRIA

Embora seja comum a ideia de que o nome do município seja uma homenagem ao ex-presidente brasileiro João Batista de Oliveira Figueiredo, o nome do município homenageia João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, presidente da província do Amazonas no tempo do império. Inicialmente a ideia era homenagear exatamente o presidente da República, contudo este não aceitou que o município recebesse seu nome. Daí lembram-se do ex-presidente do período colonial imperial, e o nome pôde ser oficializado.

As origens do município prendem-se principalmente à Novo Airão e Itapiranga, dos quais foi desmembrada a maior parte do território que hoje constitui Presidente Figueiredo, bem como a Manaus cuja vizinhança foi fator influente no desenvolvimento da região. Os primeiros assentamentos populacionais nesses polos datam de 1657, para o local onde hoje é o município de Manaus, e 1668, o local hoje é a sede de Novo Airão.

Foi a partir desses núcleos que se deu a consolidação e ampliação do povoamento do Baixo Rio Negro. Integrado no município de Manaus, Novo Airão passa a constituir distrito de capital em 1938, então com a denominação simplesmente de Airão. É em 1955 que se dá o desmembramento de Manaus, constituindo-se o município Autônomo de Novo Airão. Paralelamente, em 1952 foi criado o município de Itapiranga, contando em sua área com a atual vila de Balbina.

Em 10 de dezembro de 1981, pela Emenda Constitucional no 12, é criado o município de Presidente Figueiredo, com territórios desmembrados de Novo Airão (sua parte no extremo leste, limítrofe a Manaus) e de Itapiranga (Vila e arredores de Balbina), bem como áreas adjacentes de Silves e Urucará. A instalação do município efetivou-se com as eleições gerais de 1982 e consequentemente com a posse do prefeito e vereadores em janeiro de 1983.

Presidente Figueiredo é um município brasileiro do estado do Amazonas. Sua população estimada em 2021 era de 38.095 habitantes. Situa-se na Região Metropolitana de Manaus. O município de Presidente Figueiredo está ligado a capital Manaus pela rodovia asfaltada, a BR-174, que faz ainda a ligação com Boa Vista, capital do Estado de Roraima e, de lá liga o Brasil à Venezuela através do município fronteiriço de Santa Helena (Ven.).

Presidente Figueiredo despontou para o turismo ecológico em razão de sua fartura de águas, selva, recursos naturais, cavernas e cachoeiras (são mais de cem catalogadas). Nela existe uma razoável infraestrutura turística em expansão. Dentro do município está a Usina Hidrelétrica de Balbina, a única no Estado do Amazonas.

Junto a usina, existe Balbina, distrito do município. Além das belezas naturais, Presidente Figueiredo também é um município rico em Minérios, chegando a abrigar mineradoras de grande porte, como a Mineradora Taboca, que fica localizada no Distrito de Pitinga e as pedreiras ao longo da BR-174, a maior em operação é a Amazônia Mucajaí, pertencente ao Grupo EBAM, a maior pedreira da região Norte. 

estatua da entrada da cachoeira de URUBUI em Figueiredo para visualização
cachoeira azul de figueiredo para visualização

HINO

Hino Oficial da Cidade de Presidente Figueiredo AM

1. Figueiredo terra querida, De encantos, beleza e amor, Tua gente altiva e aguerrida, Te preserva um jardim em flor, Corredeiras e cachoeiras, Fauna, flora e teus minerais, Deus está em tua natureza, Permitindo riqueza e paz.

      (refrão)

Presidente Figueiredo Nosso orgulho, nossa paixão Terra amada e bem guardada Dentro do nosso coração (2x)

2. Solo fértil onde nasce a esperança, E floresce um futuro melhor, O progresso a gente alcança, Com esforço, trabalho e suor, O ar puro que a vida respira, Se espalha no teu céu anil, Figueiredo és a seta que guia, A ecologia pelo Brasil.

Presidente Figueiredo Nosso orgulho, nossa paixão Terra amada e bem guardada Dentro do nosso coração

3. Do Brasil és a estrela que brilha Com riqueza, energia e amor, Ilumina as tuas famílias, Com grandeza, coragem e valor, Tem cavernas e Galo da Serra, Homem simples é seu guardião, Da floresta a esperança desperta, Sentimento de preservação,

4. No turismo radiante impera Comparado a outros Brasis, Paraíso em meio a floresta, Faz teu povo ser o mais Feliz, Em tuas águas encontro refúgio, Da lavoura alimento nos traz, Do Pitinga a Balbina despertam, Sentimento de amor e de paz.

Bandeira de figueiredo para visualização
plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo ...